(Botão de download no final.)

Em algum momento, ano passado, eu escrevi um texto para o blog Gamecrafters’ Guild. Uma das pessoas que comentou acabou por transformar seu comentário em artigo no mesmo blog, “Build your own AWESOME” — que por sua vez me inspirou a criar estas “cartas fortuitas” para o D&D.

Aqui no Brasil, pelo que tenho visto, não se está usando muito as Fortune Cards (se estou errado, por favor confirme nos comentários) por uma simples questão de dificuldade de acesso a elas, mas eu acho a ideia ótima. Por isso eu fiz estas AWESOME Cards. Acho que as anunciei no Twitter em Abril ou Maio de 2011, e fiquei esse tempo todo testando-as com meus jogadores. Okay… devo ter testado de verdade por uns três ou quatro meses, e levei o resto do tempo enrolando para trocar as ilustrações e formatar em PDF para publicar por aqui. Mas elas finalmente saíram, êee!

Modo de usar

Seu uso é simples: as cartas ficam, embaralhadas e com a face para baixo, numa pilha à mesa de jogo, facilmente acessível por todos os jogadores; toda vez que alguém rolar um 20 natural num ataque, ao invés de causar dano máximo, irá pegar a AWESOME Card do topo da pilha. Dependendo do efeito da carta, ele poderá usá-la no mesmo instante ou guardá-la para outro momento.

Cada jogador só pode ter uma AWESOME Card de cada vez; se ele rolar outro 20 e ainda tiver uma carta em mãos, sacará outra e descartará ou usará imediatamente uma das duas, de modo que possua apenas uma carta.

As AWESOME Cards em mãos duram até o fim da sessão de jogo, ou seja, não são carregadas para a sessão seguinte — o que equivale dizer que qualquer carta não usada que um jogador possuir ao fim da sessão de jogo retorna à pilha, que é reembaralhada e colocada à mesa na sessão seguinte. Importante: se o personagem possuir alguma arma ou item que lhe dê vantagens no acerto crítico além do dano máximo, ele recebe essas vantagens normalmente. A AWESOME Card substitui o dano máximo normalmente garantido por uma rolagem crítica, e nada mais.

Variação

Eu uso uma pequena variação desta regra: como o 20 sai muito pouco à minha mesa, meus jogadores têm direito a uma AWESOME Card toda vez que rolam um 20 natural, não somente em ataques. Ou seja, se rolam 20 num Skill Test, num Saving Throw ou até mesmo na iniciativa ganham uma carta. Isso faz com que elas circulem muito mais, deixando o jogo ainda mais interessante.

Como usar o PDF

O arquivo em anexo a esta postagem é um Printable Document Format com 32 AWESOME Cards nas folhas 2 a 5. A folha 1 contém os versos das cartas. Imprima, portanto, a folha 1 quatro vezes, retorne essas folhas, do avesso, para a impressora, e imprima em seu verso as folhas 2 5. O papel ideal para imprimi-las é o tipo cartão, bem firme (uns 180 g/m² são o suficiente).

Créditos e sugestões

Baixe o PDFAs ilustrações usadas nestas cartas foram retiradas do “Fan Site Kit” da Wizards of the Coast para o Dungeons & Dragons.

Se você gostou destas cartas e tem sugestões de novas cartas ou de mudanças nas atuais, por favor escreva um comentário!

Marcelo foi criança nos anos 80, então videogame pra ele é Sega, RPG é HeroQuest e calçado é All Star. Lê ficção especulativa sempre que pode, de preferência David & Leigh Eddings, Anne McCaffrey e John Scalzi. Evita TV como a peste — exceto se estiver passando Jornada nas Estrelas ou Supernatural. Gosta mais de cães do que de gente e abandonou a carreira de professor secundarista de História para pesquisar história da saúde pública na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto.

Facebook Twitter Google+ Flickr Vimeo Skype  

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: