Binti começou a ser publicado em 2015. São livros curtos, classificados pela editora Tor, que os publicou, de “novellas” (não é novela, o estilo narrativo distinto de romance, mas sim algo entre um romance e um conto). A história segue Binti, uma jovem Himba (nativos africanos da região do rio Kunene, entre a Namíbia e Angola), que é aceita numa universidade interestelar de prestígio. Na jornada para o planeta onde está a universidade, a nave em que ela embarcou é atacada por um raça de águas-vivas inteligentes chamada Meduse. Binti tem de convencê-los a fazer uma trégua para sobreviver.

O livro foi aclamado e recebeu o Hugo, o Nebula, o Locus e o British Fantasy Award no ano seguinte, 2016. Em 2017 sai a continuação, Binti: Home, e em 2018, sai Binti: The Night Masquerade — que ganhou o Hugo em 2019. Depois disso também saiu um omnibus com as três histórias mais uma extra, inédita.

Esta não é a primeira adaptação de um livro da Okorafor: a HBO está produzindo uma versão de Who Fears Death, de 2010 e Okorafor também é a responsável pelo roteiro do piloto inspirado no livro Wild Seed, de Octavia Butler, que vai sair no Amazon Prime Video.

Fonte: Tor.com

Você pode comprar o livro na Amazon Brasileira