Mulher-Maravilha por Jason Fabok e Brad Anderson

Mulher-Maravilha por Jason Fabok e Brad Anderson

O Omelete noticiou ontem à noite que a DC terá uma Liga da Justiça formada exclusivamente por personagens femininas. A informação vem do Newsarama.

Com um histórico nada legal de machismo (como este, este, este e este), a DC faz comparativamente muito poucas tentativas de incluir mulheres e minorias em seus gibis. Sua principal concorrente (e líder do mercado de quadrinhos norte-americanos), a Marvel fez o Capitão América e o Homem-Aranha negros, o Thor e o Wolverine mulheres, o Homem-de-Gelo gay. Se você só leu o tuíte do Omelete ou só viu o título do artigo no site, pode estar comemorando. Se você leu a matéria, porém, viu que a Liga da Justiça que eles estão falando é do gibi Justice League 3001.

Tem uma chance muito boa de você nem saber que essa revista existia. É um dos títulos mais obscuros e com menor venda do atual lineup da editora. Comparado com os outros gibis que têm “Justice League” no título, é o que vende menos, de longe. Infelizmente, essa publicity stunt é típica e recorrente na DC. Eles já fizeram isso antes, lembra?:

— O Lanterna Verde é gay!
— Aimeudeus, o Jal Jordan é gay?!?
— Não esse Lanterna Verde.
— O John Stewart é gay?
— Não…
— O Kyle Rayner?
— Não…!
— Vai me dizer que o Guy Gardner… de todos os Lanternas Verdes, o Guy é homossexual!?!
— Não… heh-heh… O Alan Scott.
— O primeiro Lanterna Verde?!
— Ããã… o Alan Scott da Terra 2.
— Tem um gibi da chamado “Terra 2”?
— Bom… não tem mais.

Não acho que seja por isso que a Marvel ande limpando o chão com a DC e abocanhando mais de 40% do mercado de quadrinhos (contra menos de 27% da DC), talvez não por isso, mas é difícil não associar uma maior coragem da Casa das Idéias em mudar a etnia ou o gênero de personagens proeminentes e sua dominação absoluta do mercado. Viu, o gibi do Lando Calrissian vende mais que todos os títulos da DC, exceto (e por pouco) o título Justice League.

Falando em Justice League, vamos comparar alguns números. Revistas da Liga da Justiça em Agosto:

Rank Título Nr. Vendas (em unidades)
8 Justice League 43 82.304
14 Justice League of America 3 67.118
93 Justice League United 12 24.360
124 Justice League 3001 3 18.931

… comparadas com os títulos dos Vingadores da Marvel:

Rank Título Nr. Vendas (em unidades)
27 A-Force 3 49.074
51* Uncanny Avengers 5 43.417
100* Captain America and Mighty Avengers 9 26.389

(Fonte: The Comic Chronicles. *Números de Junho, o último mês em que esses títulos saíram por conta do evento Secret Wars.)

Capa alternativa de A-Force #1 por Scottie Young

Capa alternativa de A-Force #1 por Scottie Young

A-Force é o título dos Vingadores composto exclusivamente por super-heroínas. É a revista dos Vingadores que mais vende na Marvel. Mesmo a revista com “Avengers” no título que menos vende, Captain America and Mighty Avengers, está muito melhor posicionada que a Justice League 3001, a equipe que a DC está cacarejando que vai ter só super-heroínas no elenco a partir de Janeiro de 2016.

A Marvel, porém, não é nenhuma santa. Tem apenas dezesseis profissionais do sexo feminino listadas nas revistas que sairão em Novembro (e a maioria são artistas fazendo capas alternativas) e apenas dez títulos-solo de super-heroínas. Para o mesmo mês, a DC pagará vinte e quatro quadrinistas e terá mais que o dobro de títulos-solo de super-heroínas. O problema parece estar lá em cima, na chefia da DC Comics, uma chefia covarde e cínica que não tem coragem de incluir, de verdade, mulheres e minorias em seu universo de fantasia.

Marcelo foi criança nos anos 80, então videogame pra ele é Sega, RPG é HeroQuest e calçado é All Star. Lê ficção especulativa sempre que pode, de preferência David & Leigh Eddings, Anne McCaffrey e John Scalzi. Evita TV como a peste — exceto se estiver passando Jornada nas Estrelas ou Supernatural. Gosta mais de cães do que de gente e abandonou a carreira de professor secundarista de História para pesquisar história da saúde pública na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto.

Facebook Twitter Google+ Flickr Vimeo Skype  

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: