Como todos já sabem (ou deveriam saber), em 2010 será lançado o mundo de Dark Sun para a 4ª edição do Dungeons and Dragons. Muito especulou-se sobre qual o mundo seria lançado no ano que vem, e Dark Sun sempre esteve na frente das listas junto com Dragonlance e “algum mundo novo e inédito”, e por fim a terra devastada de Athas ganhou a corrida.

Aos poucos notícias e novidades estão sendo liberadas sobre o novo campaing setting e como de costume polêmicas já estão surgindo.

A primeira confirmação que tivemos é de que não haverá nenhuma classe nova e exclusiva do cenário, assim como tivemos o Spellblade em Forgotten Realm e o Artifice em Eberron, com isso espera-se que gladiadores, templares, defilers e clericos elementais sejam abordados sob a forma de builds, feats e paragons paths. Raças como muls e thri kreens já estão confirmados pelos desenvolvedores, mas ainda não se escutou nada sobre os meio-gigantes, provavelmente estes não serão adaptados como uma raça jogadora ou talvez sejam mesclados com os goliaths assim como os draconatos foram mesclados com os Dray.

A principal polêmica que surgiu nos últimos dias veio com a atualização do catálogo de produtos da Wizards of the Coast. Apesar do Dark Sun também seguir a regra dos “3 livros por cenário”, ele não receberá o mesmo tratamento que FR e Eberron. Serão lançados o “Campaing Setting”, uma aventura chamada “Maruders of the Dune Sea” e no lugar do “Players Guide” teremos o “Creature Catalog”. Acredita-se que pela falta da classe excluvisa (e com isso a dificuldade de se atingir um número suficiente de páginas), as informações do suposto “Players Guide” foram unificadas no “Campaing Setting”. A grande polêmica atualmente esta girando em torno do número de paginas dos livros, como as informações do CS e do PG foram unidas em um único tomo, os jogadores e DM’s estavam contando com bem mais do que as 224 páginas do CS unificado, e surgiu uma grande decepção pelo fato do “Creature Catalog”  ter 144 páginas e ser de capa mole! Em comparação o “Campaing Setting” e o “Players Guide” de Eberron tiveram respectivamente 288 e 160 páginas. Acho importante relatar um fato curioso: a imagem apresentada na GenCon deste ano como a capa do “Campaing Setting” de Dark Sun agora estampará o “Creature Catalog”, por sua vez uma imagem de dois aventureiros será a capa do “Campaing Setting”, imagem esta bem similar à capa dos Player’s Handbook (1, 2 e 3) e dos “Players Guide” de FR e Eberron.

Confiram ai as capas dos livros de Dark Sun que serão lançados em 2010. Ah, se você comprar pelos links abaixo, nosso blog ganha uma pequena comissão!