Como todos já sabem (ou deveriam saber), em 2010 será lançado o mundo de Dark Sun para a 4ª edição do Dungeons and Dragons. Muito especulou-se sobre qual o mundo seria lançado no ano que vem, e Dark Sun sempre esteve na frente das listas junto com Dragonlance e “algum mundo novo e inédito”, e por fim a terra devastada de Athas ganhou a corrida.

Aos poucos notícias e novidades estão sendo liberadas sobre o novo campaing setting e como de costume polêmicas já estão surgindo.

A primeira confirmação que tivemos é de que não haverá nenhuma classe nova e exclusiva do cenário, assim como tivemos o Spellblade em Forgotten Realm e o Artifice em Eberron, com isso espera-se que gladiadores, templares, defilers e clericos elementais sejam abordados sob a forma de builds, feats e paragons paths. Raças como muls e thri kreens já estão confirmados pelos desenvolvedores, mas ainda não se escutou nada sobre os meio-gigantes, provavelmente estes não serão adaptados como uma raça jogadora ou talvez sejam mesclados com os goliaths assim como os draconatos foram mesclados com os Dray.

A principal polêmica que surgiu nos últimos dias veio com a atualização do catálogo de produtos da Wizards of the Coast. Apesar do Dark Sun também seguir a regra dos “3 livros por cenário”, ele não receberá o mesmo tratamento que FR e Eberron. Serão lançados o “Campaing Setting”, uma aventura chamada “Maruders of the Dune Sea” e no lugar do “Players Guide” teremos o “Creature Catalog”. Acredita-se que pela falta da classe excluvisa (e com isso a dificuldade de se atingir um número suficiente de páginas), as informações do suposto “Players Guide” foram unificadas no “Campaing Setting”. A grande polêmica atualmente esta girando em torno do número de paginas dos livros, como as informações do CS e do PG foram unidas em um único tomo, os jogadores e DM’s estavam contando com bem mais do que as 224 páginas do CS unificado, e surgiu uma grande decepção pelo fato do “Creature Catalog”  ter 144 páginas e ser de capa mole! Em comparação o “Campaing Setting” e o “Players Guide” de Eberron tiveram respectivamente 288 e 160 páginas. Acho importante relatar um fato curioso: a imagem apresentada na GenCon deste ano como a capa do “Campaing Setting” de Dark Sun agora estampará o “Creature Catalog”, por sua vez uma imagem de dois aventureiros será a capa do “Campaing Setting”, imagem esta bem similar à capa dos Player’s Handbook (1, 2 e 3) e dos “Players Guide” de FR e Eberron.

Confiram ai as capas dos livros de Dark Sun que serão lançados em 2010. Ah, se você comprar pelos links abaixo, nosso blog ganha uma pequena comissão!

Felipe Mascarenhas (o Nerdcore), é um viciado em RPG da “geração Xerox”. Possui mais livros do que precisa e não joga tanto quanto gostaria! Blogueiro eventual além de podcaster, mora e trabalha em Belo Horizonte/MG.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: