Degenesis é um RPG pós-apocalíptico produzido pelos alemães Christian Günther e Marko Djurdjevic e publicado em 2004. Atualmente na segunda edição, Degenesis: Rebirth, é um sistema um pouco difícil de se encontrar; exceto que o atual publisher, SIXMOREVODKA, acabou de disponibilizar os livros em PDF de graça para qualquer um baixar.

Auto-entitulado um jogo de “primal punk”, Degenesis descreve um mundo sombrio, em que a humanidade beira a extinção. Os resíduos de seres humanos que existem são absolutamente corruptos e constantemente lutam entre si, negando seu destino derradeiro. O jogo se passa na Europa e no norte da África, ao final do século 26, quinhentos anos depois de um asteróide ter se chocado com a Terra, levando a humanidade (o que restou dela) a séculos de conflito.

Além disso, uma entidade alienígena chegou à Terra junto com o asteróide. Essa entidade toma a forma de uma infecção que muta radicalmente formas de vida terrestres que entram em contato com ela. Quando “The Primer”, o nome dado à ameaça, infecta um ser humano no útero, ele dá origem a uma versão primal de ser humano, o Homo degenesis.

O sistema do jogo usa d6 que os jogadores rolam. Cada teste é relevante para uma habilidade ou atributo do jogador, e define a quantidade de d6 rolados, adicionando-se ou substraíndo-se modificadores dependendo das circunstâncias. Cada personagem possui seis atributos principais e cada um deles tem seis habilidades associadas a eles. Além desses, os jogadores possuem valores de Primal, Focus, Faith e Willpower, além de habilidades secundárias e backgrounds.

Personagens nesse mundo são definidos por sua cultura, seu conceito e que culto eles são parte. Cultura é a região do mundo onde o personagem foi criado; o conceito é o histórico, a origem do personagem, e culto é tipo a organização que o personagem faz parte. Jogadores escolhem personagens cujos atributos e açòes estão definidas por quais cultos eles participam. 

Degenesis é um jogo sério, adulto, e com arte fica e bem feita. E está atualmente disponível de graça no site degenesis.com em Inglês e Alemão.