"Human Warrior: Archilon Shadowheart" por chanchan222 (©2008 Flickr)

"Human Warrior" por chanchan222 (©2008 Flickr)

Dia 27 último eu mestrei D&D para quatro jogadores que nunca haviam jogado D&D 4e na vida. Um deles até tinha o Player’s Handbook traduzido pela Devir, mas mal o havia folheado. Outro jogava D&D 3.5, o terceiro ainda se agarrava fervorosamente ao AD&D 2a. Edição e o último jogador (ou melhor, jogadora) nunca havia jogado RPG antes.

Mas todos eram jogadores de MMOs.

Depois de 10 minutos explicando rapidamente healing surges, as três ações possíveis em um turno e porque o Warlord parecia ter magias, partimos para um exemplo de jogo — que, em D&D, quer dizer combate — e imediatamente os jogadores associaram seus roles aos tipos de personagens de MMOs como Mu, Ragnarok, Lineage II, WoW e Aion. Daí para frente, foi um passeio no parque. Nunca tive que explicar tão pouco para novatos em 4e, e nunca — nunquinha — vi uma novata em RPG perceber tão rápido que a coordenação entre os PCs era crucial para que os poderes de todos funcionassem melhor.

Depois de pouco mais de três horas de jogo, terminamos o combate com quatro PCs correndo em direção às montanhas, ao resgate de uma criança das mãos dos kobolds sobreviventes, e quatro jogadores com água na boca, elogiando as óbvias vantagens táticas de se jogar com miniaturas e dungeon tiles, e querendo mais D&D na semana seguinte.

Por isso é que na mesma noite eu me pus de joelhos, ao lado da cama, antes de dormir, e pedi para São Jorge agradecer a Deus pelos MMOs.

Marcelo foi criança nos anos 80, então videogame pra ele é Sega, RPG é HeroQuest e calçado é All Star. Lê ficção especulativa sempre que pode, de preferência David & Leigh Eddings, Anne McCaffrey e John Scalzi. Evita TV como a peste — exceto se estiver passando Jornada nas Estrelas ou Supernatural. Gosta mais de cães do que de gente e abandonou a carreira de professor secundarista de História para pesquisar história da saúde pública na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto.

Facebook Twitter Google+ Flickr Vimeo Skype  

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: