clique para ampliar

Depois de um hiato muito, muito grande, voltei a ler meus gibis no — pasmem — Marvel Unlimited. Ainda estou em 2013. Apesar de só restarem 36 revistas na lista que eu salvei, se eu continuar nesse ritmo nunca vou chegar a 2018. E, por Crom, como tem revista legal que eu quero ler em 2018!

Enfim. Uma das revistas que li esta semana tem um um “easter egg” bem legal. Em Captain America #11 (vol. 7), escrita por Rick Remender, na página 6 da revista o desenhista Carlos Pacheco colocou dois nomes famosos em duas lápides. Nessa página, Steve Rogers está se lembrando do enterro da mãe enquanto Hank Pym e Bruce Banner curam seu corpo no helicarrier da SHIELD. Nas lápides no último painel, Pacheco colocou Rex Tyler e Jay Garrick. Esses são dois personagens bem conhecidos da Era de Ouro dos quadrinhos: Homem-Hora e o primeiro Flash, hoje propriedade da DC.

Esses easter eggs são raros e geralmente os artistas os acrescentam à revelia dos editores de suas revistas. Às vezes eles têm problemas, como o caso do desenhista indonésio Ardian Syaf ano passado. Mas a referência do espanhol Carlos Pacheco na Captain America #11 me parece inocente o suficiente — duas lendas da Era de Ouro numa revista durante uma memória de infância de outra lenda da mesma era.

Gosto quando eu pego essas referências.