Hoyuk Anatolia boxQuem freqüenta o NTT sabe que eu sou um fã do trabalho da MAGE Company, a editora grega que produziu versões de altíssima qualidade de jogos como Wrong Chemistry, Ancestors Legacy e Hoyuk. Eles rotineiramente fazem uso do Kickstarter para financiar a primeira tiragem de seus jogos, uma estratégia que tem revelado enorme interesse por seus jogos e suplementos.

O mais recente projeto da MAGE no Kickstarter é a expansão Anatolia para o euro-jogo Hoyuk. Eu possuo uma cópia de Hoyuk e preciso dizer que esse jogo atingiu o nível de Carcassonne e Ticket to Ride na freqüência com que meus amigos e parentes pedem para que ele venha à mesa de jogo no fim-de-semana. Como típico jogo no estilo Europeu, Hoyuk dispensa o a necessidade de entender uma língua que não o português quase que completamente: apenas um jogador precisa saber Inglês, Francês ou Alemão (o jogo vem com um manual para cada uma dessas línguas) para aprender e ensinar o jogo; depois disso, o manual será consultado somente até você decorar o que a iconografia das cartas de catástrofe significam.

Em Hoyuk, de dois a cinco jogadores controlam tribos que irão lentamente ocupar o vale representado pelo tabuleiro. Você ganha pontos construindo casas para suas famílias, cercados para gado, fornos e altares. O único fator surpresa do jogo são as catástrofes que periodicamente assolam a região, que podem afetar o bloco de casas com maior ou menos número de famílias.

O nome do jogo, que quer dizer morro ou colina em turco, provavelmente retira seu nome de vários sítios arqueológicos importantes do período paleolítico encontrados nas regiões da Capadócia e da Anatólia, como Çatal Höyük e Aşıklı Höyük, que representam um dos primeiros assentamentos humanos, há aproximadamente dez mil anos atrás.

É adequado que a primeira expansão para Hoyuk se chama Anatolia.

Hoyuk Anatolia new stuffHoyuk: Anatolia acrescenta três novas maneiras de conseguir pontos no jogo: suprimento de água, festival e dois artefatos únicos. O diferente desses objetivos é que cada jogador escolherá dois para completar. Se, até o fim do jogo, esses objetivos se mantiverem intactos, você ganha pontos extras de vitória.

Esses novos objetivos não são tão simples como os aspectos do jogo básico, porém. Não basta ter o maior número de templos num bloco, por exemplo. Para o suprimento de água, é necessário que cinco de suas casas tenham o aspecto e que elas se conectem. Artefatos são simples como os aspectos básicos (basta construí-los em uma casa), mas é fácil perda-los porque eles são afetados pelas catástrofes.

O festival como objetivo trás uma mecânica bem curiosa: no jogo básico, as cartas de aspectos possuem ilustrações meramente decorativos (pedaços de quartzo, potes, ossos, vegetais, e o cachorrinho que todo mundo com quem eu jogo quer). A expansão faz uso dessas ilustrações, transformando-as em elementos usados para se produzir o festival e ganhar um bocado de pontos de vitória. Mas não é fácil, pois você precisa acumular cinco itens iguais, entre cartas e os “tokens” que vêm na expansão. Vou te dizer, acumular e segurar cinco cartas iguais é um feito em Hoyuk.

Curioso? Cheque a página do Kickstarter deles: https://www.kickstarter.com/projects/magecompany/hoyuk-anatolia

Você ainda tem pouco mais de uma semana para participar desse Kickstarter, que já ultrapassou sua meta e portanto é garantia de produção (especialmente porque a MAGE nunca deixou a peteca cair). Como sempre, existem “pledge levels” que incluem o jogo básico. E eles mandam para o Brasil!

Marcelo foi criança nos anos 80, então videogame pra ele é Sega, RPG é HeroQuest e calçado é All Star. Lê ficção especulativa sempre que pode, de preferência David & Leigh Eddings, Anne McCaffrey e John Scalzi. Evita TV como a peste — exceto se estiver passando Jornada nas Estrelas ou Supernatural. Gosta mais de cães do que de gente e abandonou a carreira de professor secundarista de História para pesquisar história da saúde pública na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto.

Facebook Twitter Google+ Flickr Vimeo Skype  

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: