"My new desk done" © 2009 steve_price82 (Flickr)

Agora que já vimos o que podemos improvisar ou não para jogarmos RPG pela Internet, vamos facilitar um pouco a vida e dar uma olhada em dois recursos simples, de rápido aprendizado e que facilitam a campanha unindo recursos como chat, rolagem de dado, controle de planilhas, tudo focado especificamente para jogos de RPG.

iRPG Chat (www.rpgonline.com.br)

O iRPG do Portal RPG Online é um programa simples, rápido e de fácil instalação. Ele funciona em grande parte como um chat, como muitos outros por ai, com login, salas de jogo, e controle de senha. O interessante dele é o foco em RPG, sendo que na criação de uma sala você faz opções como, por exemplo, o sistema que será utilizado naquela sala.

O criador da sala (ou Mestre) pode adicionar NPC’s que atuam na sala como se fossem outros usuários e interagir com os jogadores. Tem ferramentas simples como colocar usuários tagarelas um mute, conversas privadas, edição de perfis, publicação de imagens na sala e acompanhamento de um log de quem entra e sai da sala. Os jogadores por outro lado podem editar seu perfil, ou ficha de personagem, que ficará acessível ao Mestre. Um lado interessante dessas fichas é um valor numérico para HP (pontos de vida) e MP (pontos de mana) que mostra para todos os status atuais de forma visual.

O ponto fraco em minha opinião é a rolagem de dados, que funciona com o Mestre fornecendo dados e o jogador apenas pressiona o botão de rolagem. Por um lado isso mantém um controle maior na mão do mestre, porém pode sobrecarregá-lo liberando rolagens toda hora durante a partida, uma tarefa que poderia facilmente ser atribuída ao jogador, que já conhece suas rolagens de antemão. Isso torna o processo do jogo um pouco lento.

Taulukko (www.taulukko.com.br)

O Taulukko é um site voltado para rolagem de jogos de RPG via web, que possui um modulo gratuito e um módulo pago com alguns recursos a mais.

Essencialmente é um site de chat onde, após se cadastrar, você tem acesso à dois perfis, Mestre e Jogador. No perfil de Mestre, você tem acesso à criação de uma sala para seu jogo, onde você pode atribuir modelos de fichas de personagens para que os jogadores preencham, sejam modelos pré-existentes ou um novo criado por você, inserir anúncios para facilitar o acompanhamento das sessões por todos envolvidos, criação de uma lista negra ou acompanhamento das sessões anteriores com um log e o armazenamento das mensagens anteriores da sala.

"reach in and reach out" © 2008 Tomitheos (Flickr)

"reach in and reach out" © 2008 Tomitheos (Flickr)

No perfil de jogador você pode buscar a sala que quer jogar associar-se a ela e fazer parte do jogo, que proporciona a rolagem de dados, tendo suporte para dados Fudge inclusive.

O Taulukko vem com uma idéia promissora de prover um site para facilitar os jogos via web e sua grande vantagem é não exigir nada mais que o browser. O ponto fraco é sua interface, com menus que mudam toda hora, não facilitam o acesso rápido a certas informações e sua busca que não apresenta categorização das salas, nem possibilidade de filtrar, tornando a busca, de salas que você não saiba o nome, ou simplesmente a busca por um jogo casual, um processo cansativo. O plano gratuito serve como uma boa avaliação do sistema, porém possui limites pequenos como poder se associar a apenas 3 salas de jogos por vez, incluindo as de bate-papo, as que você mestra e as que você joga) e prazos muito longos (como levar 30 dias para desassociar de uma sala). Porém é um site que vem crescendo muito e muita gente tem usado. Os mantenedores do site têm trabalhado ativamente e não é raro você ver mudanças muito bem vindas.

No último encontro virtual de RPG o iRPG e o Taulukko foram responsáveis por integrar cerca de 1000 jogadores durante o fim de semana e constituem excelentes ferramentas.

Outra iniciativa interessante é o RRPG Firecast (www.rrpg.com.br) que, apesar de ainda em desenvolvimento, já possui uma API de desenvolvimento, que serve para programadores criar plugins com novos recursos para o programa. É uma ótima iniciativa e merece atenção, acompanhem pelo blog (http://meintec.com.br/rrpg/).

Outro detalhe que vale a pena mencionar é que todos esses recursos são gratuitos, além de criados e mantidos por brasileiros e todos em português, o que possibilita um público maior utilizá-los.

Yastromo

Formado em Ciências da Computação e aficionado por ficção e fantasia escreve desde contos e histórias até análises de regras de sistemas ou mundos reais ou imaginários.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: