Autor: Gustavo Duarte
Ano de publicação: 2012
Editora: Quadrinhos na Cia (Editora Schwarcz S.A.)
Série: —

Monstros_capaEste é um dos livros que comprei no 8.º FIQ, que aconteceu semana passada, em Belo Horizonte, MG.

Num ambiente rico em mediocridade e mesmice como é a indústria dos quadrinhos, obras como Monstros! são refrescantes e animadoras. A nona arte possui um código de comunicação único a ela; quadrinhos são distintos e independentes de filmes, pinturas ou música, e assim deveriam ser. Gustavo Duarte se aproveitou ao máximo das vicissitudes dessa mídia para contar uma história que só é possível na banda desenhada.

Não há diálogos, não há sons ou narrativa escrita, tradicional. Só ilustrações. Mesmo cores, há poucas. No entanto, este é talvez o mais vivo e nítido gibi que eu li em anos. A história está lá, clara. A narrativa é concisa e os urros dos monstros são cristalinos e ensurdecedores na mente do leitor. Duarte fez tudo isso com lápis, caneta e uma paleta de cores propositadamente restrita.

A máxima “menos é mais” nunca foi tão verdadeira como em «Monstros!».

Qualificação: ★★★★☆ (4 estrelas: gostei muito)


Meu sistema de qualificação: 1 estrela: não gostei, 2 estrelas: livro meia-boca, 3 estrelas: gostei, 4 estrelas: gostei muito, 5 estrelas: estupendo. A quantidade de estrelas reflete o quanto gostei da leitura, não a qualidade da escrita. Um livro pode ser maravilhosamente bem escrito e eu não gostar; outro pode ser meio amador mas eu adorar de paixão.


Uma versão desta opinião foi publicada no GoodReads.com. Clique aqui para lê-la.

Marcelo foi criança nos anos 80, então videogame pra ele é Sega, RPG é HeroQuest e calçado é All Star. Lê ficção especulativa sempre que pode, de preferência David & Leigh Eddings, Anne McCaffrey e John Scalzi. Evita TV como a peste — exceto se estiver passando Jornada nas Estrelas ou Supernatural. Gosta mais de cães do que de gente e abandonou a carreira de professor secundarista de História para pesquisar história da saúde pública na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto.

Facebook Twitter Google+ Flickr Vimeo Skype  

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: