Pexels é um dos três bancos de dados de “stock photos” que eu uso para produzir os textos aqui do Notícias da Terceira Terra. Tanto Pexels, quanto Unsplash e também PixaBay oferecem fotos profissionais completamente grátis para uso pessoal ou profissional — tudo o que eles pedem é que você credite o autor e, se quiser, contribua suas próprias fotos para seus bancos de dados.

Ontem foi o Dia Internacinal da Mulher. E felizmente o pessoal do Pexels não caiu no clichê tonto de achar é um dia de dar florzinha pras colegas de trabalho. O Dia Internacional da Mulher é um dia de memória, um dia de luta. E fiquei muito feliz deles terem feito um texto no Medium sobre mulheres na engenharia; e de quebra montaram uma coleção de 173 fotos de mulheres em todas as áreas da engenharia.

De acordo com a Real Academia de Engenharia, da Inglaterra, há uma enorme necessidade de diversificar a força de trabalho na engenharia porque há um total de apenas 12% de mulheres na profissão, e apenas 9% são negras, orientais ou advindas de outros grupos étnicos. O motivo disso é o machismo intrínceco na nossa sociedade, o estereótipo da engenharia como algo mecânico, estreito, técnico demais e sem graça. Uma percepção que é reforçada online quando você procura por fotos de engenheiros e só aparecem homens em ambientes masculinos.

Para combater esse machismo, a Real Academia de Engenharia montou uma seleção de fotos de engenheiras em seus ambientes de trabalho, mostrando como elas se encaixam perfeitamente em suas posições, e o quão excitante é ser uma engenheira. Melhor ainda: eles compartilharam essas fotos com o banco de dados do Pexels para que qualquer um possa usá-las. Ontem, hoje e sempre vamos celebrar essas mulheres incríveis que fazem a diferença no mundo com seus design, inventividade e inteligência.