No X-Poilers 156 brevemente apresentamos o motivo da série Young Justice ter sido cancelada apesar de ser uma das melhores coisas que o Cartoon Network já teve em sua programação. Para ficar mais fácil de ser acessado para a posteridade, eu reproduzo aquele segmento da pauta aqui, acrescido das minhas fontes.

O anúncio do cancelamento da série veio do Cartoon Network em Fevereiro de 2013. Por muitos anos a Internet acreditou no mito que Young Justice foi cancelada por que muitas meninas acompanhavam o show e que, como meninas supostamente não compram “action figures”, a Warner decidiu não seguir em frente com a série após a segunda temporada. Esse rumor surgiu no podcast Fatman on Batman, de Kevin Smith, numa entrevista com Paul Dini em Dezembro de 2013. Paul Dini é um cara de respeito pois, além de escrever quadrinhos, produziu as excelentes séries animadas do Batman e do Superman, além de Batman Beyond e Duck Dodgers, só pra citar algumas. Só que ele não teve nenhum envolvimento com a produção de Young Justice. Como diriam os franceses, Paul Dini e Kevin Smith cagaram uma regra danada.

Arte de Christopher Jones
Em Outubro de 2014 Greg Weisman, co-criador e produtor de Young Justice, ficou sabendo do conteúdo do episódio do podcast de Kevin Smith e negou categoricamente, via Twitter, que aquilo fosse verdade. A série não fora cancelada por conta dos telespectadores do sexo feminino; a verdade é que o Cartoon Network, com conversas com a Warner Bros. em Janeiro de 2013, queria um bloco de animações mais voltado ao público infantil, então Young Justice e a animação em CG do Lanterna Verde foram canceladas em favor de Teen Titans Go! e Beware the Batman.

Em 2016, Weisman deu mais informações: uma parte significativa do orçamento de Young Justice vinha de investimento da Mattel, que em troca produziria e venderia “action figures” da série. Depois de dois anos, a companhia de brinquedos considerou que o investimento não estava dando tanto retorno quanto queriam e cortou os fundos da série. A Warner então decidiu não investir sozinha em Young Justice. Isso, aliado ao desejo do Cartoon Network de investir em séries mais infantis para o ciclo 2013-14, levou ao cancelamento da animação.

Kevin Smith deveria parar de fumar tanta maconha enquanto grava seu podcast.

Fontes: