Regras da Casa: Firulas Point

Regras da Casa: Firulas Point

Para a minha estréia aqui no Notícias da Terceira Terra escolhi falar de uma regra que utilizo em minhas mesas de Dungeons & Dragons. Vou ser bem direto, observem o diálogo abaixo:

O jogador com um Ladino fala: “Vou atacar o kobold que está no flanco com um Sly Flourish.” Rola o dado e diz “19 conta AC. Acertei?”

Mestre: “Sim.”

Jogador: “Beleza!” E começa a rolar dados novamente, 1d6 + 5, + 2d8 do Sneak Attack, isso porque o maldito pegou o talento para trocar o d6 por d8, e fala “18 de dano! Sangrou?”

Mestre: “Sim.”

Jogador: -“Digdin Digdin Digdin din… Sou F#da!”

Notaram o problema acima? Como o tal do Sly Flourish acertou o goblin para causar 18 de dano?! Nem mesmo o jogador sabia me descrever o golpe, porque não teve a capacidade de ler o que estava escrito na própria ficha:

Então criamos a regra abaixo descrita para incentivar o jogador da geração MMORPG a descrever sua ação:

Firulas Point (nome provisório)

Descrição:

O Firulas Point é uma carta no estilo do Action Point, porém o objetivo desse ponto não é conceder uma ação extra, mas sim incrementar a sua ação com um teste de habilidade antes do ataque.

Exemplo:

O Jogador, um Monge cheio de Agilidade, diz: “Vou me movimentar até o Kobold, mas quero pular quando estiver a dois quadrados do monstro e acertar meu quarter-staff de cima para baixo nele.”

Mestre: “Para isso você precisa fazer um teste de Atletismo para poder saltar.”

O personagem que tem muita agilidade geralmente não tem um bom atletismo, e isso dificultaria efetuar esse ataque. Então ele utiliza o Firulas Point que lhe dá um bônus para o teste, facilitando passar no teste. Para incentivar a utilização do ponto, além de ajudar a passar no teste, o ponto dá um bônus de dano também.

O ponto é renovado junto com o Action Point, ou seja, a cada Milestone.

Eu procuro deixar claro para os meus jogadores que o ponto só valerá se ele descrever a ação toda, pois utilizar o ponto apenas pelo bônus elimina todo o sentido da regra.

Bônus:

+ 5 no Teste de Habilidade para ação antes do ataque (+ 10 a partir do nível 11, + 15 a partir do nível 21);

+ 5 de Dano no ataque bem sucedido (+ 10 a partir do nível 11, + 15 a partir do nível 21).

Acredito que essa regra da casa incentivará seus jogadores a imaginar um pouco como está acontecendo o combate.

✣ ✣ ✣

Por hoje é isso, espero fazer em breve um novo texto aqui para o NTT, Sempre sobre Dungeons & Dragons.

Fernando Cézar

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4 Responsesto “Regras da Casa: Firulas Point”

  1. Mouzart samuel bacarin disse:

    Boa ideia.. já vi isso em algum lugar ^^

  2. Marcelo Dior disse:

    Essa regra da casa lembra um pouco a “exigência” do jogo Hellas de punir com penalidades no ataque quem simplesmente diz “eu ataco” ao invés de descrever complicados (e perigosos) movimentos de seu herói ao atacar.

    • Fernando Cézar disse:

      Impressionante como nunca conseguimos criar nada original.
      Essa idéia partiu, na verdade, de um dos meus players, o Mouzart que comentou ai em cima, eu apenas defini a regra em sí.
      E eu tenho certeza que ele não conhece o jogo Hellas para ter pego essa idéia de lá.

  3. Samuel DW disse:

    somente dou +1 ou +2 nos ataques descritos, e defini que todo improviso(pular no lustre, puxar o tapete, jogar areia) será benéfico, sem causar penalidades e gerar a possibilidade do cara perder o turno

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