"Vulcan" (© 2009 MalyTraktorek, Flickr)

Olá leitores do Notícias da Terceira Terra, cá estamos para mais um Lobisomens na Frota Estelar, minha proposta hoje é utilizar o universo de Star Trek como ambientação para uma aventura de Espada e Feitiçaria, no melhor estilo Conan.

Mas não se trata de uma nave da Frota Estelar caindo em um mundo medieval fantástico, nem nada do tipo, até porque isso estaria mais para Espada e Planeta que para Espada e Feitiçaria.

Minha ideia é utilizar o passado distante do planeta Vulcano como ambientação, quem conhece pouco o universo de Star Trek está acostumado com a imagem dos Vulcanos racionais, frios e científicos, mas nem sempre eles foram assim, na verdade seu comportamento lógico não é uma característica física e sim social, desenvolvida através de treinamento e meditação.

No passado os Vulcanos eram um povo extramamente violento e passional, por volta do Século IV, do calendário da Terra, os Vulcanos já tinham desenvolvido os rudimentos da viagem espacial e já tinham também bombas atômicas, estando à beira da autodestruição.

Foi nesse época que surgiu Surak, o pai da lógica vulcana, um filósofo e cientista que desenvolveu o ideal do comportamento lógico superior às emoções.

O período de nossa aventura-cenário de Espada e Feitiçaria seria o passado distante do planeta, quando as tecnologias mais avançadas eram a engenharia para a construção de fortalezas e a metalurgia para a forja de armas e armaduras.

Nessa época Vulcano se dividia em reinos e cidades-estado que guerreavam continuamente entre si, havendo sempre trabalho para mercenários, assassinos, ladrões e espiões.

Os poderes telepáticos naturais dos Vulcanos eram estudados e usados como sendo sacerdócio e feitiçaria, apesar de todos os Vulcanos serem telepatas, apenas alguns poucos se dedicavam a desenvolvê-los além da mera transmissão e recepção de pensamentos.

Os personagens seriam um grupo de mercenários que viaja de cidade em cidade, oferecendo seus serviços aos reis e lordes locais, bem como explorando ruínas de templos, tumbas, fortalezas e palácios em busca de tesouros.

O grupo ouve rumores (de preferência numa taverna e por um velho maluco) sobre uma dungeon repleta de tesouros, localizada nas proximidades da cidade.

Eles partem para explorá-la e vivem uma típica aventura de dungeon crawl, com monstros aleatórios e tesouros mágicos (ou psíquicos no caso de Vulcano), no fim da dungeon eles encontram o boss, o “fantasma” de um poderoso psiônico do passado, que optou por prolongar sua existência se desligando do corpo antes da morte e agora sobrevive se alimentando das energias de seres vivos.

Na verdade o velho louco da taverna e todos os habitantes da cidade servem ao fantasma-vampiro-psíquico, atraindo aventureiros e mercenários incautos para a dungeon para servirem de alimento ao seu mestre, em troca de não serem eles próprios alimento para a criatura.

Depois de derrotarem a criatura (espero), os personagens podem ficar com os tesouros e talvez voltar à cidade para “bater um papo” com o velho louco da taverna e com os figurões da cidade.

Trata-se uma aventura bem padrão, ou clichê mesmo, hehehe, mas vai ter um climão bem diferente que o mestre pode explorar ao descrever as paisagens do planeta e os traços de seus habitantes.

Assim como utilizei Vulcano, seria possível também ambientar uma aventura dessas no passado de outros mundos da franquia como Qo’noS, Cardassia Prime, Bajor ou Andoria

Os melhores sistemas são os de Star Trek, tando da LUG quanto da Decipher, basta ignorar a alta tecnologia e equipar os personagens com armas e armaduras metálicas e poderes psíquicos.

GURPS, M&M, Star Wars SAGA e até Storytelling também são possíveis, basta o sistema ter regras para poderes psíquicos e ter armas e armaduras na lista de equipamentos.

O D&D 4E também é uma opção, todos os personagens seriam Elfos e as únicas power sources disponíveis seriam Marcial e Psíquica.

Vida Longa e Próspera!

Um nerd com compulsão por comprar RPGs, pocket books e temporadas completas de séries de TV, mas que quase nunca tem tempo de jogar, ler ou assistir tudo que tem.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: