Station Master é um jogo de cartas sobre trens concebido por Chris Bayliss e lançado originalmente pela Mayfair Games em 2004. Com a Mayfair indo desta para melhor em 2017, muitas licenças ficaram no limbo e não sabemos se os ótimos jogos da editora um dia viriam a luz do dia novamente através de outra editora. Felizmente, Station Master retornou para nós.

Dentro da caixa você vai encontrar 112 cartas com aquele acabamento que parece que a carta é feita de linho, além de 36 pecinhas de madeira representando os passageiros (uma melhora comparado com a edição originalmente lançada pela Mayfair, que usava fichas de poker feitas de plástico).

A arte das cartas foi grandemente melhorada. Agora com arte de Andrew Hepworth, o jogo está bonito e parece que foi produzido neste século. E a Calliope games está tentando o financiamento coletivo da nova edição do jogo em duas versões: normal e “classe executiva”, com uma caixa com fecho magnético, divisórias aveluladas e tokens diferentes da edição regular. A diferença é pequenininha e eles sabem disso, aumentando o nível de recompensa de 25 para 30 dólares.

O jogo é muito divertido. Aceita de dois a seis jogadores e cada partida leva de 30 a 50 minutos, e qualquer pessoa a partir de 8 anos de idade já consegue jogá-lo.

As cartas são distribuídas em três pilhas, Locomotive, Depot e Station Master (elas têm partes de trás bem distintas).

As cartas Locomotive são reveladas à mesa para todos, uma por jogador. Cada jogador também recebe três cartas Station Master. Essas cartas podem ser Railcards, que são usadas para modificar o valor de um trem, ou Action cards, que você usa para realizar habilidades especiais. Cada jogador também recebe uma Depot Card. Por fim, cada jogador pega os seis tokens da mesma cor, então cada jogador terá uma cor distinta; cada token tem um número em um dos lados, de 1 a 3 e também -1. O jogo está pronto para começar!

Para manter a pontuação de cada jogador durante o jogo, você pode usar papel e caneta ou o aplicativo para iOS e Android que a Calliope Games tem disponível sem custo.

Cada jogador, em seu turno, pode colocar um token, com o número oculto, em uma das locomotivas disponíveis à mesa; cada locomotiva tem um número no cantinho da carta indicando o máximo de tokens (passageiros) que o trem agüenta. Ao invés de colocar passageiros no trem, o jogador pode usar uma carta e sacar uma carta do deck Station Master. Cartas de Railcar são acrescentadas ao trem, no final da fila (como na foto ao lado.

O número na locomotiva também determina o máximo de Railcars que podem ser anexados à locomotiva. Quando a locomotiva está com o máximo de Railcars, o trem parte da estação e conta pontos para os jogadores. As Action Cards que você pode usar no seu turno ao invés de acrescentar um Railcar a uma locomotiva lhe dão vantagens únicas no jogo, como remover Railcars, trocar Railcars de locomotiva ou transferir passageiros de um trem para o outro. Você vai usar essas cartas para facilitar sua vida e para sacanear com seus adversários.  

E este é um dos pontos mais positivos deste jogo pra mim: a constante interação entre jogadores. Eu adoro jogos no estilo Europeu, em que todo mundo praticamente joga a própria partida e descobrimos quem tem mais pontos ao final, mas é um conceito difícil de vender para alguém que não está acostumado com jogos de tabuleiro desta nossa Renascença, então um jogo em que você interfere o tempo todo com as ações dos outros jogadores tem certamente seu lugar. 

Há muito mais nuances no jogo do que eu descrevi aqui. Recomendo dar uma olhada na página do Kickstarter e assistir ao vídeo “how to play” que tem lá. Dependendo de que carta você joga, e quando, você pode alterar completamente as estratégias dos jogadores à sua volta. Há uma certa dose de sutileza, efeito borboleta e pensamento estratégico envolvido em Station Master, o que é muito bom para escapar do marasmo que são os jogos populares que sempre existiram por aí, como War ou Banco Imobiliário

Eu adoro esse jogo e vendi minha edição original para financiar minha participação neste Kickstarter. Um outro bônus é que o custo de envio não será cobrado agora — você paga só os 25 ou 30 Dólares quando o financiamento coletivo for bem sucedido e encerrar em 12 de Dezembro, e só quando eles estiverem prontos para mandar sua cópia, cobrarão o envio — que estão subsidiando um pouquinho, porque envio de jogos de tabuleiro para o Brasil raramente custa os 20 Dólares que eles estão prevendo. Em essência, você compra o jogo em duas prestações. 

Dê uma passada no Kickstarter de Station Master, veja a arte, leia as regras e veja os vídeos que eles têm disponíveis. Eu apostaria que você vai gostar do jogo.

Link: https://www.kickstarter.com/projects/781219801/station-master