Há alguns meses eu ouvi num episódio do podcast Power Source uma regra da casa sugerida por um ouvinte, com o objetivo de agilizar Encontros combativos. A idéia era basicamente esta: a qualquer momento, um PC poderia gastar uma Healing Surge para recuperar um Encounter Power ou duas Healing Surges para recuperar um Daily Power, até um máximo de Nível do PC – Nivel do Poder (e.g. Um PC de nível 6 pode recuperar um poder de nível 5 uma vez antes de um Extended Rest; o mesmo PC pode trazer de volta um poder de nível 1 até quatro vezes antes de um Extended Rest).

Essa regra pode “quebrar” o jogo em alguns pontos: primeiro, Defenders têm muito mais Healing Surges que Controllers. Segundo, alguns poderes são mais úteis que outros, deixando alguns PCs mais fortes do que deveriam, em particular gente como o Artificer.

O primeiro problema pode ser compensado, em teoria, pelo fato de que Defenders precisam de mais Healing Surges que Controllers: quantas vezes por aventura seus Controllers pedem para fazer um Extended Rest? Diabos, se o grupo é equilibrado e joga direito, as Surges do Fighter vão acabar muito antes do Wizards usar metade das dele. Para identificar o segundo problema, só jogando.

Resolvi testar na prática a validade dessa regra caseira. Até agora, tenho visto algum ganho de velocidade nos combates, sim, e também tenho visto um aumento no “poder de fogo” dos PCs — eles raramente puxam de volta Daily Powers (duas Surges parecem um preço bem alto), e via de regra recuperam o mesmo poder (o Dragonborn Paladin sempre usa a baforada de duas a três vezes por Encontro). Isso está potencialmente quebrando o jogo, porque tenho que jogar cada vez monstros mais poderosos contra os PCs; o que também é uma boa coisa, por outro lado: se quero um combate mais rápido, junto um grupo de monstros de nível mais próximo dos PCs e os deixo botar para quebrar. Mas ainda é muito cedo para eu ter certeza dos prós e contras dessa regra; preciso de mais dados.

Porém, enquanto avaliava isso tudo, me ocorreu que poderia ser interessante acrescentar um grau de aleatoriedade nessa regra depois de ver o seguinte tuíte da Wizards of The Coast para a sessão de D&D Encounters de ontem: “Tactical Recovery! When a PC scores a critical hit; they can spend a healing surge.” Hmm… por que não colocar aí o momento em que os PCs podem recuperar seus Encounter Powers?

A regra que proponho (em substituição para à acima, para quem a estiver usando) é a seguinte: toda vez que um PC rolar um 20 natural, além do dano máximo já garantido pelas regras oficiais, ele pode gastar uma Healing Surge como free action OU recuperar um Encounter Power que já tenha usado naquele combate. Alternativamente, pode “segurar” essa chance para trocar dois críticos por um Daily Power (o DM daria uma ficha de pôquer ou um d20 para o jogador, ou outra maneira de fazer a contagem desses críticos visualmente). Isso só vale para o Encontro, não pode ser levado para o Encontro seguinte. Personagens que conseguem um crítico em 19–20, 18–20, etc. ainda só fazem uso desta regra caseira quando, e somente quando, rolam um 20 natural.

Tirar o controle sobre a recuperação de poderes das mãos dos jogadores e fazê-lo depender da sorte não é muito a cara da quarta edição — isso é coisa do AD&D. Mas como o estilo velha guarda (horrivelmente traduzido de “old school” para “escolavéia” por alguns, né Tio Nitro?) está na moda, essa regra pode ser um elemento de surpresa, diversão — e, porque não, emoção — na sua mesa de jogo.

Experimente! Depois volte aqui e me conte como foi.

Ilustrações deste texto: Arcane Power, p. 64 e Dragon Magazine #368.

Marcelo foi criança nos anos 80, então videogame pra ele é Sega, RPG é HeroQuest e calçado é All Star. Lê ficção especulativa sempre que pode, de preferência David & Leigh Eddings, Anne McCaffrey e John Scalzi. Evita TV como a peste — exceto se estiver passando Jornada nas Estrelas ou Supernatural. Gosta mais de cães do que de gente e abandonou a carreira de professor secundarista de História para pesquisar história da saúde pública na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto.

Facebook Twitter Google+ Flickr Vimeo Skype  

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: