Wizard Kittens é um jogo de cartas mágico de ninguém menos que a co-proprietária da Magpie Games, Marissa Kelly. Marissa supervisionou ou gerenciou uma dúzia de Kickstarters de sucesso e serviu como diretora de arte de mais de 100 produtos, incluindo um dos meus favoritos, o RPG 7th Sea: Second Edition. Esse é o terceiro Kickstarter que ela faz sozinha, sendo o anterior o RPG Bluebeard’s Bride, (eu entrevistei Sarah Richardson sobre esse RPG no podcast The Curators, que você pode ouvir aqui).

Caixa básica do jogo

Wizard Kittens é um jogo de cartas semi-cooperativo para 2 a 4 jogadores, sendo possível acrescentar um quinto jogador com a expansão, disponível em um dos níveis de apoio da campanha. Cada jogador escolhe um gatinho na escola de magia para ser sua personagem. Esses diabinhos entraram na seção restrita da biblioteca e, sem querer, soltaram seis maldições. Agora eles têm que derrotar as maldições antes que o Professor Whispurr, o bibliotecário, apareça e os ponha de castigo.

Algumas das maldições soltas pela biblioteca

Em se tratando das mecânicas do jogo, não há nada de revolucionário. É um daqueles jogos de coleção de cartas: você precisa combinar os componentes de mágica com os requisitos das cartas da maldição para derrotá-las e ganhar pontos. Os jogadores têm que trabalhar juntos para derrotar as maldições antes que o final do jogo seja ativado, mas vocês também competem para ver quem consegue mais pontos ao final, então há muitas oportunidades de lançar feitiços para impedir seus colegas/oponentes façam pontos demais. Há dois modos de jogo, o básico e o avançado. No modo básico, você escolhe o seu gatinho por nome ou arte porque todos são mecanicamente iguais. No jogo avançado, cada gatinho tem uma habilidade especial única. Nada que você não tenha visto uma dúzia de vezes, certo? Aqui entra a parte que achei divertida e instigante desse jogo (além da arte super-fofa, claro), um certo elemento de aleatoriedade. No baralho que você vira para revelar os componentes mágicos que você tem que usar, coletar e combinar está embaralhado a carta do Professor Whispurr, que termina o jogo mais cedo quando aparece. Mas antes de ele aparecer, misturado no baralho você encontra também a carta do Gato do Caos. No jogo básico, o Gato do Caos simplesmente reorganiza algumas cartas quando aparece, mas no jogo avançado ele muda as regras do jogo.

Mesmo o surgimento de Professor Whispurr não encerra a partida pura e simplesmente. Quando você saca essa carta, as condições de vitória são alteradas: se as seis maldições forem derrotadas antes que o bibliotecário apareça, contam-se os pontos de cada jogador e ganha quem tiver mais; porém, se o Professor Whispurr aparecer, qualquer um com mais de 10 pontos será imediatamente eliminado. Ganha quem tiver a menor quantidade de componentes mágicos à sua frente. Em termos de jogo, isso significa que os gatinhos que trabalharam muita magia (o que é proibido dentro da biblioteca) vão pra detenção, e o gatinho com as mãos mais limpas sai livre e ganha o jogo.

Os quatro protagonistas da caixa básica

Caixa especial “mágica”, que brilha no escuro

Wizard Kittens precisa de apenas 5 mil dólares para ser feito, mas já passou de 55 mil com ainda duas semanas de Kickstarter. Mais 1.300 pessoas estão apoiando o jogo em vários níveis de recompensa. Wizard Kittens promete partidas rápidas, de 15 a 30 minutos, voltado tanto para adultos quanto para crianças de 7 anos de idade ou mais. O jogo básico requer um apoio de 20 dólares, ou você pode apoiar no nível da “caixa mágica”, que brilha no escuro. Tem também o nível de apoio em que você recebe a expansão Magical Monsters, e outras coisinhas exclusivas do Kickstarter que não estarão disponíveis quando o jogo passar a ser produzido regularmente pela Magpie Games. O grande empecilho para nós brasileiros participarem de Kickstarers, além da taxa de conversão do dólar para Real, é o custo de envio. A dona do projeto, Marissa Kelly, calcula que o envio ao redor do do mundo de Wizard Kittens vai ficar entre 12 e 15 dólares para o envio mais básico, e também haverá opções de envio mais rápido, com rastreio, etc. O bom do envio não estar calculado junto com o apoio é que você vai pagá-lo daqui há meses e meses, quando o jogo estiver pronto para ser enviado (previsto para Março de 2020), em essência dividindo o preço do jogo em duas vezes, o que sem querer facilita muito as coisas para quem quiser apoiar o projeto, o que você pode fazer através deste link: https://www.kickstarter.com/projects/1921129910/wizard-kittens-a-magical-card-game

Se você apoiar Wizard Kittens, me conta nos comentários ali embaixo. Eu quero saber o que mais lhe interessou no jogo — pra mim foram os elementos aleatórios de encerramento da partida e a fofura dos gatinhos!